1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Google Axion

 

Durante o evento Google Cloud Next 2024, a Google tem vindo a revelar algumas novidades da empresa para os próximos tempos, e uma delas encontra-se num novo processador, focado para centros de dados.

 

O Axion é o novo processador ARM da Google, criado especificamente para centros de dados e servidores. Este encontra-se desenvolvido com a tecnologia Neoverse V2 da ARM, e foca-se em fornecer o melhor desempenho atualmente disponível para um CPU desta arquitetura.

 

Segundo os dados da Google, o Axion é 30% superior a qualquer outro processador ARM em ferramentas baseadas na cloud, e até 50% mais rápido que os processadores x86 equivalentes. Esta afirma ainda que é até 60% mais eficiente a nível energético.

 

A empresa já se encontra a usar estes processadores em alguns dos sistemas responsáveis por serviços da empresa como o BigTable e o motor do Google Earth, mas espera-se que seja expandido para mais plataformas em breve.

 

O lançamento do Axion visa criar uma vantagem competitiva da Google contra a Amazon, que até agora era líder no uso dos processadores ARM em sistemas de centros de dados e servidores. A Amazon Web Services (AWS) lançou o Graviton em 2018, como a sua aposta para este género de processadores de elevado desempenho.

 

Em 2021, a NVIDIA também se juntava na corrida, com o seu Grace, igualmente baseado em ARM.

 

A Google já se encontra a desenvolver os seus próprios processadores faz alguns anos, mas até agora eram voltados mais para produtos usados pelos consumidores. Esta é a primeira grande aposta da empresa num novo setor e com um produto diferente.

 

Os processadores ARM possuem várias vantagens, seja por terem custos finais mais em conta, ou simplesmente por terem um consumo energético mais eficiente face ao desempenho que fornecem.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech